sexta-feira, 17 de junho de 2011

Um pedaço de minha vida

Vou contar um pouquinho sobre mim, é tanta coisa que acabo sem saber por onde começar. Chamo-me Angélica da Silva Gonçalves Nascimento, sou pedagoga formada em fev. / 2010 / UFMT. Sou casada e tenho uma filha e nasci em Cuiabá.
Bom, comecei a ler e escrever bem cedo, soletrava com ajuda de meu pai em casa, quando entrei no C. A. (Pré-escolar) já estava tudo muito fácil para aprender, todos os ensinamentos das professoras foram bem acessíveis para mim.
Em casa não havia o costume de ler, nem de contar histórias, meus pais trabalhavam e não terminaram os estudos para poder passar algo mais profundo ou até mesmo ter interesse pela leitura. E assim foi passando minhas séries primárias aprendendo a ter gosto pela literatura infantil, pois todos os anos as professoras adotavam alguns livros literários.
Cheguei a ouvir algumas vezes de parentes, alguns casos contados sobre os antepassados, ou algo que aconteceu com eles no passado nas famosas rodas de conversas de familiares. Era muito bom, davam muita risada, recordavam com muita alegria e eu por ali bem pequena, às vezes ria sem saber nem por quê. Só sei que era muito bom, porém não era tão freqüente, e era mais uma conversa entre adultos onde só se escutava se eu passasse por perto.
Com o passar dos anos, fui crescendo e perguntando mais sobre histórias antepassadas, isso já era mais contado se perguntasse, pois aos poucos não ouvia mais se falar sobre estes assuntos, pois os mais velhos iam falecendo e os mais novos já não se reuniam mais com antes.
Comecei a gostar da literatura infantil, pois eram toda cheia de lindas gravuras, letras bem grandes, textos curtos e não cansativos de se ler, me levava a muitos mundos diferente, cheios de sonhos e muita magia. Gosto também das histórias em quadrinhos, mas na minha infância meus pais não tinham condições de ficar comprando gibis para mim, então pegava emprestado com amigos e na biblioteca da escola.
Ao chegar no ensino médio, onde a leitura se tornou diferente da literatura infantil, não gostei nem um pouco, pois não tinha nada de gravuras, eram textos enormes e como não tinha o costuma de ler textos como estes e nem ter o incentivo em casa e nem na escola, acabei não gostando muito de ler. E assim parei lá na minha infância o gosto pela leitura.
Daí em diante senti muita dificuldade para ler durante meus quatro anos de Universidade, pois tinha que ler por obrigação e não porque gostava, foi realmente muito cansativo e tediante.  Mas consegui e venci, nem sempre as coisas acontecem como nós queremos, gosto de dar aula para crianças e sabia que neste curso ou em qualquer outro teria que ler muito, portanto entrei e consegui alcançar meu objetivo, hoje estou muito feliz dando aula para crianças e lidando novamente com a minha querida literatura infantil!
Hoje procuro ler mais, para que eu possa aos poucos ir introduzindo o gosto pela leitura dentro da escola onde trabalho, dentro da minha casa, para que eu seja exemplo para minha filhinha que desde pequena comece a se interessar em ler.
É isso, um pouquinho sobre mim ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário